Márcio Moraes
"no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia"
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Meu Diário
26/06/2017 14h44
31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético abre inscrições em julho

Tendo como tema "Linguagem & Bicicletas Voadoras", o 31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético abre inscrições em julho

I. O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação Cultural Genival Tourinho, divulga as inscrições para o 31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, estarão abertas no período de 04 de julho a 26 de agosto de 2017, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” no Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula”.

II. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras:

A) O texto deve ser enviado em documento F (.pdf) (EM ANEXO, CASO INSCRIÇÃO PELO ENDEREÇO DIGITAL);

B) A fonte do texto é livre;

C) O título de tamanho livre;

E) Deve constar na poesia o nome do autor;

F) Obrigatórios:

1. Nome do autor;

2. Cidade de procedência;

3. Constar: “31° Salão Nacional de Poesia Psiu Poético”;

4. Os três itens acima devem ser localizados abaixo do poema, no final da página, como assinatura.

Observação Importante: Serão alertadas para correção, automaticamente, as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados e as inscritas fora do prazo de inscrição.

III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.

IV. Artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais também podem se inscrever.

V. Serão considerados inscritos as obras e projetos:

A) postados pelo correio para o endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético- Linguagem & Bicicletas Voadoras – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005;

B) entregues pessoalmente no endereço acima referido;

C) enviados via emeio: psiupoetico31anos@hotmail.com (Emeio EXCLUSIVO para INSCRIÇÕES). Emeios com perguntas enviados a este endereço serão desconsiderados.

Observação: Aos que precisarem de poesias com mais cores (além da tinta preta), devem ser enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente, por dificuldades materiais;

Informações pelos endereços eletrônicos (psiupoetico@gmail.com)  e (aroldopereirapoeta@yahoo.com.br), ou pelos telefones: (38) -3229-3456/ 3229-3458 / 99112-7011

VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2017, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG) a 12 de outubro tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

DAS CONDIÇÕES

I. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo.

II. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos.

III. Impresso ou em CD ou DVD, o material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), nome do autor, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.

IV. Nos dias 27 de agosto e 17 de setembro, haverá uma reunião com os inscritos, às 10:00h, no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá em outubro.

V. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para os novos  e jovens poetas  ocuparem  espaço ,podendo  conhecer, discutir ,apresentar a produção poética contemporânea aproximando de um  público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país de que se tem notícia pela imprensa brasileira.

 

 


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 26/06/2017 às 14h44
 
05/06/2017 11h54
Ato público contra a retirada do livro Ler-se(r) do Paes 3ª Etapa



Neste sábado, 3 de junho, pela manhã, estudantes, professores e escritores em apoio ao autor Márcio Adriano Moraes fizeram um Ato Público de repúdio à decisão da Unimontes de excluir o livro Ler-se(r) do Processo de Avaliação Seriada da Unimontes, PAES 3ª Etapa. A Manifestação teve como propósito reforçar a indignação e exigir da Reitoria da Unimontes que agende a Audiência Pública para esclarecer os "contratempos" da indicação do livro. 



O autor agradece o carinho de todos pelo apoio.



Publicado por Márcio Adriano Moraes em 05/06/2017 às 11h54
 
31/05/2017 21h22
Manifestação contra a Retirada do Livro "Ler-se(r)" do Paes

Todos assistiram a unimontes cometer uma injustiça com Márcio Adriano Moraes. O professor do Colégio Tiradentes e do Sólido teve seu livro retirado das obras indicadas para o PAES 2017. 

A Unimontes alegou que foi um cursinho da cidade que solicitou, pois ele é professor do Sólido e isso beneficiaria seus alunos, o que não faz sentido, afinal a obra de Karla Celene foi indicada no ano passado, mesmo ela sendo professora do Prisma. E tudo sem nenhuma reivindicação!

Estamos planejando uma manifestação envolvendo toda a comunidade escolar.

Aos alunos de todas as escolas que estão por dentro e compartilham a indignação perante o ocorrido com o professor, pedimos que venham participar e protestar contra esse absurdo.

Precisamos do apoio de cada um de vocês que investiram no livro, que se solidarizam com o autor neste momento, que apreciam e valorizam a arte. 
Pedimos para que todos estejam de PRETO, representando o luto. Fiquem a vontade para levar cartazes e/ou algo que nos ajudem nessa causa. 

Contamos com vocês!


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 31/05/2017 às 21h22
 
16/05/2017 18h20
LUTO: "LER-SE(R)" É RETIRADO DO PAES 3ª ETAPA DA UNIMONTES

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR

Prezados parceiros de literatura, escritores, poetas e artistas,
Estimados colegas professores, queridos alunos e amigos sinceros,

No dia 2 de maio, após assumir uma cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA), fui agraciado com uma notícia alvissareira, meu livro “Ler-se(r)” foi indicado para o PAES 3ª Etapa da Unimontes. Livro de crônicas premiadas em Concurso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2010; no Concurso Literário Paulo Setúbal em Tatuí, São Paulo, no ano de 2015; e no Concurso Literário Femaçã de Veranópolis, Rio Grande do Sul, em 2015. Reconhecimento de um trabalho de dez anos de produção literária em Montes Claros, com 13 livros autorais publicados e 23 participações em Antologias, levando o nome do Norte de Minas pelo Brasil com prêmios recebidos em vários concursos literários, como se pode comprovar nas mídias e divulgados em nosso site pessoal. 

Porém, hoje, dia 16 de maio, após ter recebido cumprimentos pela indicação do meu livro, após investimentos em tiragens para atender aos leitores-estudantes, após ter vendido exemplares a alunos, professores e curiosos, após ter me colocado à disposição da comunidade escolar, sobretudo aos colégios particulares da cidade, a partir de contato feito a parceiros professores, fui surpreendido com a RETIRADA de “LER-SE(R)” da LISTA DO PAES 3ª ETAPA. 

Sem nenhuma nota de esclarecimento, a Unimontes, onde me graduei em Letras, me especializei em História e conclui o Mestrado em Literatura, cuja Editora publicou meu primeiro livro “Genuíno” em 2007, simplesmente divulgou uma Lista de Obras do Paes Retificada. Ao questionar o presidente da Cotec a razão que motivou a supressão do meu livro, ele disse que um cursinho da cidade pediu para retirar o meu livro, porque sou professor do Colégio Sólido. Como assim? Um cursinho responde e/ou representa a opinião de toda a comunidade escolar?

Ano passado, a amiga e escritora Karla Celene Campos, professora do Colégio Prisma, teve sua obra “O lado de dentro das coisas” indicada para o Paes 2ª Etapa. Seu livro foi valorosamente recebido por toda a comunidade escolar com muito orgulho pelo reconhecimento de poeta da região e pelo seu talento literário. A escritora Karla esteve em vários colégios palestrando sobre sua produção, inclusive no Colégio Sólido, onde fez o lançamento de seu livro e obteve o carinho dos alunos.

Sempre fiquei esperando ansiosamente a publicação das obras do Vestibular para ajudar na promoção do autor e de sua literatura, que representa a nossa cultura. Assim fiz com Aroldo Pereira, Petrônio Braz, Osmar Oliva, Andrea Martins, Wagner Rocha, Karla Celene Campos, e continuarei fazendo com todos os indicados de nossa terra. Confesso que sempre esperei ver o meu nome lá na lista também para poder fazer o mesmo, conversar com os leitores sobre a minha poesia. Ser escritor neste sertão é difícil, não conseguimos concorrer com grandes editoras nem com os clássicos. A indicação de um livro para o vestibular é uma grande porta que a Unimontes me abriu e fechou abruptamente.

Estou consternado. 

Você que me conhece (colégio, escola pública, professor, aluno, amigo) ou que se solidariza com esta causa, peço o seu LUTO!

abraços sempre genuínos
márcio adriano moraes
#somostodosmarciomoraes
 


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 16/05/2017 às 18h20
 



Página 1 de 34 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [próxima»]

Ler-se(r) R$25,00 Trovaecia R$20,00 assim alado R$20,00
Enlace R$10,00 Via Crucis R$20,00 Genuíno R$20,00
A palavra-vida de um corpo quedo: uma leitura... R$20,00 Ceifando vidas e semeando letras R$15,00 Passaportes: viagens guiadas por Lygia Fagund... R$15,00
O humano insano e as palavras do infante em G... R$15,00 A cor do subúrbio em Clara dos Anjos R$15,00 A cor negra da canção dos anjos R$15,00
Estudo Sólido de Literatura R$15,00 Gêneros Textuais: no cotidiano, no vestibular R$25,00 Crepúsculo de arame R$25,00
Vende-se amor R$25,00 Apenas rascunhos R$35,00 29º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético R$10,00
Os 50 melhores Sonetos do 7º Festival de Sone... R$10,00 5º Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos d... R$10,00 XVII Prêmio PMMG de Poesia 2015 R$10,00
Antologia Jubileu de Ouro da Unimontes: prosa... R$10,00 Antologia Psiu Poético 2010: cinepoesia R$10,00 Antologia do 21º Psiu Poético: montesclarosci... R$10,00
Antologia do 23º Psiu Poético: a invenção dos... R$10,00 Poetas de uma só Língua R$10,00 A Deusa das Letras: Centenário de Nascimento ... R$20,00
Psiu Poético + 25: 26º Salão Nacional de Poes... R$10,00 Psiu Poético 25: 01 Quarto de Século do Salão... R$10,00 De todas as cores: 24º Salão Nacional de Poes... R$10,00